Santos contrata zagueiro de R$ 386 milhões, que estava na mira do Barcelona
Após duas janelas de transferências em 2024, a diretoria do Santos ainda não pretende parar a reformulação do elenco em busca de um retorno à Série A. Desta vez, o reforço santista trata-se da renovação de contrato do zagueiro Jair Cunha, de 19 anos, cria da base e grande promessa que surge na Vila Belmiro.
Com os olhares voltados para ele no mercado da bola e rumores de grandes clubes europeus, como o Barcelona, monitorando o menino da Vila, o Peixe tratou de renovar o vínculo do atleta. Sua multa rescisória agora está avaliada em 70 milhões de euros (aproximadamente R$ 386,7 milhões) e Jair Cunha também recebeu um aumento salarial considerável para vestir a camisa santista pelo menos até 2026.
Mesmo com poucos minutos em campo pelo time profissional, internamente há um consenso sobre o potencial do jovem atleta. Jair Cunha foi relacionado pela primeira vez para um jogo do Santos em 2022, ainda sob o comando de Lisca. Depois de um período com uma grave lesão no joelho, voltou a ser relacionado no time principal.
Por isso, a diretoria priorizou uma negociação de um novo contrato que garantisse uma multa rescisória alta e benéfica para a situação financeira do Peixe. O clube ficou com 90% dos direitos de Jair Cunha, enquanto o próprio jogador é dono do restante de seu passe. A multa, considerada altíssima, foi estabelecida em 70 milhões de euros.
Jair Cunha já atrai interesse de gigantes
Ainda em 2022, Jair Cunha já começou a atrair olhares do Barcelona, da Espanha. O clube realizou uma sondagem e abriu possibilidade de realizar uma oferta oficial no primeiro trimestre de 2023 pelo jogador. No entanto, o interesse foi interrompido após o zagueiro sofrer uma ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho esquerdo.
Além do clube catalão, a Juventus, da Itália, também surgiu como candidata a levar Jair Cunha para o futebol europeu. A equipe fez uma consulta informal com a diretoria santista para saber mais sobre o jogador. Outro clube do velho continente, desta vez da Rússia, também mostrou interesse. A expectativa do Peixe é que o jogador volte a receber atenção no mercado agora que está recuperado de lesão.